CENA DO FILME "USINA DE SONHOS"

USINA DE SONHOS – o romance conta os esforços de Art Bechstei para sair da esfera controladora do pai. O título original é The Mysteries of Pittsburg. De Michael Chabon. E já foi transformado em filme.

O PACIENTE INGLÊS –  Um sucesso literário da década de 1990, The English Patient (1992), do escritor cingalês naturalizado canadense Michael Ondaatje cujo protagonista aparece, semimorto, nas areias quentes do Saara. A tradução francesa  , Le Patient Anglais,acrescentou uma informação – L’Homme Flambé(“O homem queimado”).

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS – De autoria de George Orwell,Animal Farm(1945), é conhecido no Brasil como A Revolução dos Bichos. Curiosamente, em Portugal o título praticamente entrega o livro, O Triunfo dos Porcos, ao revelar boa parte do final da história, e dando aos porcs primazia entre os outros bichos.

UM JOVEM AMERICANOA Boy’s Own Story(1982), livro de Edmund White é a história do adolescente cujos preconceitos trazem à luz questões sobre a descoberta da homossexualidade.

CRASH – De James G.Ballard foi qualificado como a primeira obra pornográfica do século 20 a incorporar a realidade tecnológica. No Brasil o livro ganhou o nome de “Crash: Estranhos Prazeres”, antecipando  que o livro caminha para excessos.

O CLUBE DA FELICIDADE E DA SORTE –  The Joy Luck Club(1989) , da escritora norte-americana Amy Tan, filha de imigrantes chineses onde as mulheres da história se reúnem em busca da felicidade. E da sorte também.

A NOIVA LADRA  – a canadense Margaret Atwood publicou em 1993 (The Robber Bride) a história em que a protagonista rouba de três mulheres o homem que cada uma delas ama. O título italiano é mais explicativo : La Donna che Rubava Mariti. Engraçado, não!

VULGO, GRACE – Também de Margaret Atwood. A protagonista é uma empregada doméstica acusada de assassinar o patrão. O narrador , especialista em doenças mentais, visumbra uma chance de que ela não seja culpada. ” Pode me chamar de Grace”, seria um título mais adequado.

DESONRADisgrace(1999), do sul-africano John M. Coetzee, é Desonra, no Brasil , e Desgraça, em Portugal. Na hisória, Lucy, uma jovem branca, é violentada por três homens negros e, apesar da insistência do pai para denunciá-los e abortar a criança gerada, decide calar-se e ter o filho.