“Quando nos despedimos, Jim pôs a mão no meu ombro e riu.”Você precisa de uma mulher!”,ele disse.

Enquanto isso, em minhas entranhas,uma criatura rosna e diz do que eu preciso.

Deixo meu carro no estacionamento. Agora eu não aguentaria ficar dentro de nada.

Só,decido caminhar pelas ruas da cidade que está se acabando como o resto do mundo.

Eu sou um zumbi, um holandês voador, um cadáver morto há dez anos.

Vou me sentir melhor pela manhã. A sensação não será tão forte.

É a noite que piora as coisas quando os odores da cidade atraem o maldito, embora eu durma numa mansão a quilômetros de distância e quando as sirenes da polícia me fazem acordar e esquecer, por um instante que tudo está acabado.

Mas Batman era jovem. Se ele procurava vingança, encontrou.

Faz quarenta anos que sua sombra nasceu aqui.

Uma vez mais, ele me trouxe de volta pra mostrar como tudo mudou pouco.

O mundo só está mais velho e sujo, mas o fato poderia ser agora.

Eles poderiam estar caídos a meus pés, inertes, sangrando.

E o homem que privou minha vida de todo sentido poderia estar em pé. Bem ali. Mas o assassino de meus pais tremeu ao puxar o gatilho. Ele estava apavorado. Tudo que o sujo queria era dinheiro. Ele se sentiu culpado pelo que fez.”

FRANK MILLER, IN BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS

