• Os teenagers são muito mais velhos do que parece: de acordo com Jon Savage, autor de “A Criação da Juventude”, suas primeiras aparições ocorreram por volta de 1875, com os escritos autobiográficos da artista plástica Marie Bashkirtseff. Numa narrativa envolvente, a obra trás à luz referência a uma cultura juvenil para mostrar como ela foi crucial para revolucionar o século 20.

  • Na pacata vila de Itaguaí, o médico Simão Bacamarte resolve fundar um hospício para estudar distúrbios psiquiátricos. Ele decide, então internar todas as pessoas da cidade que considera loucas. Assim, o homem bajulador, a moça supersticiosa e até a indecisa vão parar na instituição. Destaque para a ironia tão presente na obra de Machado de Assis, aqui usada para descrever o sistema de internação psiquiátrica da época.

  • “A obra poética de Baudelaire se caracteriza pela inteligência crítica do destino humano e do seu próprio destino, pelo sentimento agudo da vida moderna”. Manuel bandeira elogiando Charles Baudelaire, autor do clássico “As Flores do Mal”.

Anúncios